O Festival

Referência na música independente, a nova etapa do festival ocupa diversos espaços na cidade de São Paulo, com mais de 10 atrações musicais, oficinas e debates, totalizando 50 horas de programação.

Entre os dias 19 e 24 de Novembro, a cidade de São Paulo recebe a 4ª edição do Festival Fora do Eixo que contará com shows de Criolo, Rashid, Projeto Nave, Coruja BC1, Tigre Dente de Sabre, Aeromoças e Tenistas Russas, entre outros. Com o objetivo de romper barreiras entre o cenário cultural e os espaços públicos, terá shows no Cambucci, Bixiga, Pinheiros, e Vila Madalena.

O Festival Fora do Eixo se propõem a levantar questões relacionadas ao novo cenário da música independente no Brasil e marca, na maior cidade da América Latina, a trajetória de uma rede de cultura que completa 10 anos em 2013. Além disso, o festival é um campus da Universidade das Culturas, o que o torna um espaço para espaço para reflexão, aprimoramento e formação livre.

Acompanhe a programação completa: http://on.fb.me/1asfUbm

Criolo canta Samba
O rapper que tem carreira há mais de 20 anos e ganhou repercussão nacional e internacional como um dos representantes da cultura que vem da periferia, Criolo se apresenta agora no Festival Fora do Eixo em uma roda de samba ao lado de Rodrigo Campos com participação de outros músicos da cidade. Seu show encerra a programação de Domingos na Casa de 2013 em São Paulo, projeto que em 100 edições recebeu centenas de artistas de todo o mundo na Casa Fora do Eixo São Paulo, no Cambucci.

Além dos espaços da Casa Fora do Eixo São Paulo, o Mundo Pensante, Centro Cultural Rio Verde e o Epicentro Cultural serão ocupados e irão receber mais de 10 atrações musicais, entre bandas e DJs, durante os 6 dias de festival. Além de aproveitar os shows, o público poderá adquirir discos e material dos artistas e das bandas que se apresentam no evento.

Soma-se a maratona de shows, oficinas de produção cultural em Software Livre, comunicação nas redes sociais e a Mini-conferência “Rede Brasil de Festivais – os festivais no novo mapa da música brasileira. Entre a programação ainda estão previstos debates sobre estéticas musicais contemporâneas, artes cênicas, produção audiovisual e distribuição 2.0, além integração com outras artes, apresentando espetáculos, performances e intervenções visuais durante os shows.

Conheça mais sobre as atrações do Festival:

Projeto Nave
Considerado uma das melhores representantes do cenário musical alternativo do Brasil, o Projeto Nave é quem faz a abertura da 4ª edição do Festival Fora do Eixo, nesta terça. Com músicas que transitam por vários gêneros como eletrônica, rock, jazz, funk, hip hop, dub e música brasileira, o grupo é considerado uma das principais referências para a música brasileira contemporânea.

Aeromoças e Tenistas Russas
Considerada uma das principais representantes da musica instrumental no país, a banda sobe ao palco do Mundo Pensante na quarta-feira, 20, para apresentar uma prévia de seu novo disco: “A Experiẽncia de Jaque Vilanova”, estreita o diálogo entre a world music e o folclore nacional.

Rashid
Nascido na zona norte de São Paulo, Rashid teve seu primeiro contato com o rap aos 12 anos e hoje é considerado uma das novas figuras do hip hop brasileiro. Com rimas sobre política, sobre o país, superação, amor e sobre a própria música, o mc integra a programação do festival na quinta-feira, no Epicentro Cultural.

Tigre Dente de Sabre
Mesclando música e projeções audiovisuais, a impressionante performance ao vivo com elementos eletrônicos e timbres selecionados a dedo, o duo Tigre Dente de Sabre se apresenta, na próxima quarta feira, 20, no Mundo Pensante.

Di Função
O paulistano Di Função é um dos responsáveis pela conexão cultural entre as periferias do Brasil. À frente do projeto “No Ritmo da Vida Loka”, propõe amor, a nobreza, o coletivo, a respeito à vida utilizando-se das metodologias da cultura de rua.

Coruja BC1
Fruto do casamento entre o rap, o repente e o jazz, o Coruja BC1 é mais do que letra e letra e beats sobrepostos, é uma mensagem passada de forma forte e coerente, sagacidade na levada e profundidade nas ideias.

Uirá França
Durante cinco anos Uirá França esteve a frente do Banduirá, grupo consagrado no cenário alternativo de Brasília, fazendo abertura de shows de artistas como Capital Inicial, Nando Reis, Jorge Ben Jor e Paralamas do Sucesso. E no próximo domingo, realiza o lançamento de seu videoclipe “Vem Pra Rua”, durante o encerramento do Festival Fora do Eixo.

The Dead Rocks
Com seus ternos vermelhos e seus óculos escuros, os Dead Rocks carregam todas as influências da boa e velha escola no seu som, um surf music instrumental carregado de sentimento e swing.

James Ventura
Testemunha do início da cultura hip-hop em São Paulo, rimar sempre foi algo natural para Jámes, que começou sua carreira com menos de doze anos de idade. Fruto de uma geração inteira de cultura de rua, o cantor acumula shows no underground paulista.

Fora do Eixo

É uma rede de Cultura e Comunicacão que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades. Em sete anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que por sua vez, impulsionaram o desenvolvimento de outras redes, tais como, a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, Rede Brasil de Festivais e a Mídia NINJA.

Serviço
O que: Festival Fora do Eixo São Paulo
Atrações: Criolo, Rashid, Projeto Nave, Coruja BC1, Aeromoças e Tenistas Russas, Tigre Dente de Sabre, Jámes Ventura, Di Função, Uirá França e The Dead Rocks.
Quando: 19 a 24 de Novembro
Onde: São Paulo (SP)
Outras informações: (11) 9 8611 2227